Orfeu e Eurídice (Dança)
Nos trezentos anos sobre o nascimento de Christoph Willibald Gluck, a CNB encomendou a Olga Roriz um Orfeu e Eurídice, baseado naquela que foi uma das magistrais partituras do compositor alemão.
Esta ópera estreada em Viena, em 1762, durante as festividades em honra do Imperador Frederico I e, numa segunda versão, em 1774, em Paris, a convite de Maria Antonieta, é uma obra revolucionária e de fronteira com grandes repercussões no meio musical europeu. Com efeito, quer Gluck, quer Ranieri de’Calzabigi, autor do libreto, alcançaram fama imediata gerada, em grande parte, pela controvérsia em torno das inovações introduzidas nos cânones operáticos da época e que Orpheu e Eurídice preconizava. À música, Gluck retirou todos os excessos exibicionistas das árias da capo, típicas do barroco tardio, e colocou no coro a ênfase de uma narrativa mais fluida. Para além disso, acrescentou a dança, não na sua forma decorativa, mas ligando-a intimamente à dramaturgia.
Tal como acontece na música, onde vários compositores escreveram as suas versões do mito grego, também na dança este se tornou incontornável e uma passagem quase obrigatória dos grandes coreógrafos. Esta produção da CNB representa a viso de Olga Roriz.
Olga Roriz, coreografia
Christoph Willibald Gluck, música (gravação CNB com Divino Sospiro, Ecce Ensemble e Coro da ESML, sob direção musical de Massimo Mazzeo)
Nuno Carinhas, cenário e figurinos
Cristina Piedade, desenho de luz
Paulo Reis, assistente da coreógrafa para a dramaturgia
Sylvia Rijmer, assistente da coreógrafa
Estreia mundial pela CNB Lisboa, Teatro Camões, 27 de fevereiro de 2014
1.ª Plateia: €10
2.ª Plateia: €8
Descontos aplicáveis: 20% a menores de 18 anos e a maiores de 65, a Sócios da Banda de Alcobaça e a funcionários do Município de Alcobaça
Co-produção: Opart