Festival de Música de Alcobaça foi selecionado entre 875 candidaturas de 31 países europeus
O selo de qualidade do EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe foi recentemente atribuído ao Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que assim se viu selecionado entre 875 candidaturas de 31 países europeus, entre as quais se encontravam 74 portuguesas.
A EFFE é uma porta de entrada na Europa para festivais culturais que tem como objetivo ampliar o conhecimento do que está a acontecer no mundo dos festivais, ao mesmo tempo que promove a excelência e a inovação. O selo agora recebido pelo festival é atribuído quando os eventos têm o compromisso artístico de envolver as suas comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial.
Nesse sentido, e a partir de agora, o Cistermúsica, será integrado num completo guia de festivais divulgado online e numa edição em papel, contendo notícias e informação prática sobre cada evento, como rótulo de reconhecimento pelo bom trabalho, dando maior visibilidade e audiência, bem como novas possibilidades de networking.
O Cistermúsica foi um dos poucos festivais dedicados à música clássica distinguidos com este selo e o mais eclético de todos estes, por apresentar anualmente todo o tipo de formações, desde recitais a grandes orquestras, e por abordar vários períodos da história da música.
A 23.ª edição do Cistermúsica que se realiza, este ano, entre 26 de junho e 26 de julho, tendo como tema os 25 Anos da Elevação do Mosteiro a Património Mundial da Humanidade, terá no seu Concerto de Abertura, previsto para o Claustro do Rachadouro, a Banda Sinfónica de Alcobaça e o Coro Lisboa Cantat, contando em palco com a presença de mais de 150 músicos, que apresentarão, pela primeira vez, no Cistermúsica a conhecida ópera “Carmina Burana” de Carl Orff.