Cine-Teatro de Alcobaça recebe estreia absoluta da mítica obra de Christoph Willibald Gluck na noite de 7 de julho
É mais uma estreia absoluta este fim de semana e um dos maiores destaques da atual edição do Cistermúsica: sábado, dia 7 de julho, às 21h30, o Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro (CTA) acolhe “Páris e Helena” de Christoph Willibald Gluck, uma Ópera em 5 atos, estreada em 1770, que relata a história de amor e sedução entre Páris e Helena, um dos mais apaixonantes mitos da antiguidade e que até hoje continua a inspirar variadas manifestações artísticas.
Esta obra, que será apresentada pela primeira vez em Portugal, é a terceira das óperas reformistas do compositor alemão Christoph Willibald Gluck e do poeta italiano Ranieri de’Calzabigi. A suavidade da música e a subtileza irónica do libretto, que ficciona o episódio da chegada de Páris a Esparta até à sua fuga com Helena para Tróia, conferem-lhe um tom muito mais próximo das óperas de Mozart do que das suas antecessoras “Orfeo ed Euridice” e “Alceste”.
Gluck dedicou esta obra a um português, D. João Carlos de Bragança Duque de Lafões, na altura residente em Viena e mais tarde fundador da Academia das Ciências de Lisboa. Este projeto resulta da parceria artística entre o Estúdio de Ópera da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), a Companhia Clara Andermatt e O Espaço do Tempo. Clara Andermatt e Rui Horta, ambos com percursos marcados pela sua íntima relação com o universo da música, juntam-se aos alunos, ex-alunos e professores da ESML para criar um projeto em que música, espaço e movimento se fundem num ambiente de intensa emotividade onde Deuses e Homens conspiram em nome do amor.
Bilhetes à venda no CTA através do número: 262 580 890. Plateia: € 15; Balcão e Camarotes: € 10; Desconto Estudante, Cartão Jovem e maiores de 65 anos: 20%.