A Biblioteca Municipal de Alcobaça é um equipamento público, de âmbito cultural, concebido para ser uma porta de acesso ao conhecimento, à informação, à educação e ao lazer. Constituída em 1971, a Biblioteca Municipal de Alcobaça integra, desde 1992, a Rede Nacional de Leitura Pública, coordenada pelo Ministério da Cultura.
A Biblioteca Municipal esteve localizada na ala Sul do Mosteiro de Alcobaça entre 1972 e o ano 2000, altura em que foi transferida para o pavilhão Mercoalcobaça, onde esteve até finais de 2001. A recuperação da antiga “Fábrica da Alimentícia” deu origem, a 23 de Novembro de 2001, às actuais instalações da Biblioteca Municipal de Alcobaça, em plena zona histórica da cidade e na confluência dos rios Alcoa e Baça.
A sua missão visa facilitar e promover o acesso dos cidadãos em geral e dos munícipes em especial à informação, aos vários suportes documentais, à formação, à cultura, ao lazer e às novas tecnologias da comunicação, com vista a formar cidadãos leitores, participativos e integrados na Sociedade.
A Biblioteca Municipal de Alcobaça tem necessariamente em conta os princípios definidos no Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas, bem como as directrizes subjacentes à Rede Nacional de Leitura Pública promovida pelo Ministério da Cultura.