Coro de Câmara da Universidade de Lisboa canta os 400 Anos do Nascimento de João Lourenço Rebelo

Sacristia do Mosteiro de Alcobaça recebe “O Despontar do Barroco”: um programa que celebra o legado de um dos maiores compositores portugueses do Século XVII e o despertar de um novo estilo e concepção musical

O Cistermúsica 2011 recebe no próximo dia 25 de Junho, sábado, pelas 21h30, na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça um concerto intitulado “O Despontar do Barroco – Nos 400 Anos do Nascimento de João Lourenço Rebelo”, evento que comemora a obra e carreira de um dos compositores portugueses mais importantes do Século XVII e que contará ainda com a presença do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa e a direcção de Luís Almeida.

A obra de João Lourenço Rebelo, à luz de outros grandes mestres, seus contemporâneos – C. Monteverdi e G. Gabrielli, é conhecida por ter encetado um novo estilo e uma nova concepção musical: o Barroco. Os privilégios de ter estado sempre ligado a D. João IV, assim como não ter estado ligado a cânones ou cargos religiosos, como os demais da sua época – os grandes mestres da Escola de Évora, revestiram-no de uma certa liberdade, e por outro lado de maior exigência estética e estilística. A sua obra, aproveitada pelo soberano para espelho, projecção e afirmação da sua própria corte, dignou-se acompanhar o que de mais avançado se fazia na Europa e assim abrir os caminhos para um prolífero culto musical tutelado pela corte portuguesa.

A sua vasta produção musical abrange quase na totalidade, e tanto quanto nos é dado conhecer, obras sacras vocais, algumas delas com instrumentos e, quase todas, com linha de Baixo Contínuo. Estas apresentam uma textura similar aos corais venezianos de G. Gabrielli, repletas de sonoridades brilhantes e contrastantes.

Um dia depois, a 26 de Junho, domingo, pelas 11h00, no Cine-Teatro de Alcobaça- João d’Oliva Monteiro, o Cistermúsica Júnior e Famílias acolhe ainda uma nova edição do ciclo de espectáculos para bébés “À Procura dos Sons”, desta vez intitulado “Concerto para Bébés – Floresta de Sons”, numa iniciativa que contempla música, dança e multimédia onde os bebés acabam por ser convidados a vir ao palco embrenhar-se no ambiente criado.

O objectivo passa por estimular os bebés através do canto e do movimento, já que segundo vários investigadores, entre os quais Brazelton e Gordon, os primeiros meses de vida de uma criança são essenciais para a aquisição e desenvolvimento de competências cognitivas, nas quais se englobam competências musicais. O espectáculo pretende criar um espaço de audição, interpretação e criação musicais conjuntas que contribui simultaneamente para o estreitar de relações afectivas entre pais e bebés.