“Bichofonia Concertante – Opus Formiguinha”: um espectáculo que promete levar a música às crianças pela mão do teatro sempre com muito humor e à boleia de grandes fábulas musicais onde não falta um retrato da condição humana
O Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro recebe no próximo dia 24 de Julho, domingo, pelas 11h00, um espectáculo pela Companhia de Música Teatral (CMT) especialmente dedicado às crianças: “Bichofonia Concertante Opus Formiguinha” é um evento integrado ao mesmo tempo na programação principal do Cistermúsica 2011 e na secção Júnior e Famílias, e que promete fazer as delícias dos mais novos. Criada por Paulo Maria Rodrigues e Helena Rodrigues, a CMT tem como intuito desenvolver projectos dentro da designação estética de “música cénica” e “teatro-musical”, privilegiando a Música como ponto de partida para a interacção entre várias técnicas, linguagens e possibilidades de comunicação artística. A CMT tem desenvolvido um trabalho pioneiro de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação da importância da experiência musical nas idades mais precoces, nomeadamente através duma relação próxima com as ideias da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon.
“Bichofonia Concertante Opus Formiguinha” é um espectáculo de música teatral onde se apresenta um conjunto de fábulas musicais, algumas das quais editadas na Enciclopédia da Música com Bicho. Histórias humanas vestidas com pele de bicho, com a vida dos animais como pretexto para críticas mordazes e reflexões (des)concertantes sobre a natureza humana. “Bichofonia Concertante” invade territórios musicais variados, agitando tiques de tradição clássica numa série de quadros sucessivos com grande colorido e fina ironia literária num espectáculo musical com projecção de imagem e movimento. Um piano-cénico, um contrabaixo, percussão e três cantores são a base de um exercício de desconstrução progressiva e subtil de algumas ideias estereotipadas sobre a música, os seus agentes e as suas matérias.
O espectáculo nasceu a partir de uma metamorfose do projecto Grande Bichofonia anteriormente apresentado pela CMT, que envolveu a formação de professores de Música expondo-os a práticas inovadoras. Espécie de versão de bolso desse grande projecto que motivou professores de Música a revelarem-se como artistas para os seus alunos, na Casa do Artista em Lisboa e na Casa da Música, no Porto, as histórias com música que integram esta obra têm sido recebidas com muita alegria e vivacidade pelas crianças dos Jardins de Infância e 1.º ciclo de escolaridade de todo o País, mas também por adultos, que reconhecem no universo musical bichofónico o catálogo irónico e subtil da condição humana.