Ludovice Ensemble realizam “Um Concerto para Inês de Castro” no Mosteiro de Alcobaça e Banda de Alcobaça apresenta-se nas Traseiras da Biblioteca Municipal de Alcobaça com um programa de entrada livre dedicado a Inês de Castro e Mahler
O Cistermúsica 2011 promove este fim-de-semana mais um programa dedicado a Inês de Castro: dia 9 de Julho, sábado, pelas 21h30, o grupo Ludovice Ensemble apresenta-se no Dormitório do Mosteiro de Alcobaça com “Um Concerto para Inês de Castro” num evento que contará com direcção artística de Fernando Miguel Jalôto e a presença do baixo-barítono Hugo Oliveira. Também no dia seguinte, 10 de Julho, domingo, pelas 18h00, a Banda de Alcobaça realiza nas Traseiras da Biblioteca Municipal de Alcobaça um concerto de entrada livre dedicado a Inês de Castro e a Mahler, espectáculo integrado na secção Cistermúsica Júnior e Famílias.
Igualmente incluído nesta última secção, o Armazém das Artes recebe durante a manhã de domingo, dia 10 de Julho, pelas 11h00, mais um episódio do ciclo “Clássicos a 4 Mãos”, desta vez intitulado “Os Sons Românticos, e que contará com obras de Liszt, Saint-Saens, Arensky e Brahms, interpretadas por Isa Antunes e Sara Marcelino. Novamente “Em Torno de Inês”, a música transporta-nos para as emoções que marcam o mito de Pedro e Inês, onde o romance, a tragédia e a morte são invocados através dos sons, palavras e imagens, numa interacção de linguagens artísticas.
Quanto ao Ludovice Ensemble, este é um grupo especializado na interpretação de Música Antiga, sediado em Lisboa, e criado em 2004 por Fernando Miguel Jalôto e Joana Amorim, com o objectivo de divulgar o repertório de câmara dos séculos XVII e XVIII através de interpretações historicamente informadas, usando instrumentos antigos. A formação destaca-se pela elevada qualidade musical das suas interpretações, a coerência do seu projecto artístico, e a inovação dos seus programas e propostas – aliando inventividade e paixão à atenção colocada na fundamentação histórica e científica dos seus critérios interpretativos. Especializado na interpretação de obras francesas e alemãs, o Ludovice Ensemble não deixa no entanto de revisitar frequentemente a herança musical portuguesa, italiana e inglesa.